Análise da Comunicação na Empresa O Boticário
Fluxo Comunicacional.
O fluxo comunicacional da O Boticário é, em sua maioria, vertical descendente: a diretriz vem dos níveis superiores para os inferiores. A comunicação vertical ascendente também não é rara, os colaboradores são incentivados a dar feedbacks e fornecer sugestões. Para manter a colaboração e inovação, a comunicação horizontal é promovida entre os colegas e os diferentes departamentos. A comunicação informal é comum no ambiente de trabalho que é mais acessível e descontraído.
Canais de Comunicação Internos e Externos.
Os canais de comunicação dentro da companhia incluem corporative emails, intranet, newsletters e reuniões regulares entre os colaboradores e a gerência. Em termos de clientes, a O Boticário utiliza os canais de redes sociais, marketing de vendas, website oficial e call center, para nomear alguns.
Problemas Comunicacionais Existentes:
Soluções para os Problemas Identificados:
A Comunicação Empresarial
A comunicação empresarial em O Boticário é implementada para garantir a eficiência e a colaboração. A comunicação vertical, que envolve a transferência vertical de informações em ambas as direções, garante que as orientações recebidas sejam repassadas com clareza. Além disso, o feedback do subordinado é devolvido ao superior. A comunicação comunicacional entre departamentos, conhecida como comunicação horizontal, é implementada para garantir inovação e solução de problemas. No entanto, existem problemas, como o abuso excessivo de comunicação por e-mail e a falta de comunicação entre os departamentos. Para resolver esses problemas, a empresa pode usar mensagens instantâneas e fornecer serviços de treinamento para incentivar a comunicação eficaz. A empresa adota diferentes canais para a transferência de informações. Eles incluem canais internos, como e-mail corporativo e intranet, e externos / redes sociais, p. solicitando feedback por meio do sistema de atendimento ao cliente. Essas medidas não apenas melhoram a comunicação interna, mas também fortalecem o relacionamento com os clientes, garantindo uma experiência de marca coesa e satisfatória.
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